Sustentabilidade

A melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, da comunidade e o compromisso com os clientes e acionistas faz parte da tradição e gestão do desenvolvimento sustentável da Schulz em toda a sua cadeia produtiva.

O Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma NBR ISO 14001 também é uma prova do comprometimento genuíno com o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva.

Neste contexto, a empresa adota algumas práticas e desenvolve projetos relacionados à Gestão do Meio Ambiente, como a Gestão de Fornecedores, o Programa de Conscientização Ambiental para colaboradores, o Gerenciamento de Resíduos Industriais, entre outros. Além disso, monitora indicadores ambientais associados aos programas de gestão e melhoria para reuso e reciclagem de resíduos e redução do consumo de energia e água.

Com base nos valores do respeito às pessoas, a Schulz busca ainda evoluir no cuidado do seu entorno promovendo programas diferenciados com investimentos na gestão e tratamento de efluentes e projetos de atuação responsável.

O investimento em novos processos e tecnologia somente aumenta o cuidado da empresa com o meio ambiente e sociedade, e reforça sua atuação com foco na sustentabilidade.

…. 

Orientações para o descarte correto de resíduos

Com o objetivo de estender a consciência ambiental e boas práticas aos seus clientes, a Schulz orienta o descarte correto dos principais resíduos gerados a partir de produtos da marca, visando reduzir os impactos ambientais.

Efluente líquido

A presença de efluente líquido ou condensado não tratado em rios, lagos ou outros corpos hídricos receptores pode afetar adversamente a vida aquática e a qualidade da água. Por conta disso, a Schulz recomenda tratar adequadamente o efluente líquido em conformidade com os requisitos regulamentares da legislação vigente. O condensado removido diariamente do reservatório, conforme orientações do capítulo “Manutenção Preventiva” do manual de instruções do produto, deve ser acondicionado em recipiente e/ou em rede coletora adequada para seu posterior tratamento. A Schulz comercializa Separadores de Água e Óleo que visam ajudar no tratamento deste efluente.

Óleo lubrificante da unidade compressora, bem como sua embalagem

O descarte do óleo lubrificante, proveniente da troca de óleo dos produtos, deve atender os requisitos da legislação vigente. A Schulz está inserida na cadeia de logística reversa de óleos e embalagens do programa Jogue Limpo. Desta forma, os clientes Schulz podem descartar óleos e embalagens em Pontos de Entrega Voluntária (PEV) cadastrados no Jogue Limpo ou nas sedes do programa. Saiba mais aqui.

Gás refrigerante

Alguns produtos Schulz como secadores de ar e compressores rotativos com secador de ar integrado possuem gás refrigerante no seu interior. É importante que as manutenções ocorram conforme especificado no manual de forma a evitar vazamentos de gás refrigerante.

Pilhas e baterias

Pilhas e baterias possuem elementos químicos que são nocivos à natureza e, por esse motivo, não devem ser jogadas em lixo comum. As baterias Schulz são recarregáveis e podem ser reutilizadas diversas vezes. Ao final do seu ciclo de vida, devem ser descartadas de forma adequada, conforme orientações a seguir: – Descarregue totalmente a bateria; – Encaminhe a bateria para um ponto de coleta exclusivo para este tipo de resíduo. Se não houver este serviço na sua cidade, envie sua bateria para um Assistente Técnico Autorizado Schulz ou entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e obtenha maiores informações sobre o sistema de logística reversa de pilhas e baterias da Schulz.

Resíduos sólidos (peças em geral e embalagem do produto)

A geração de resíduos sólidos é um aspecto que deve ser considerado pelo usuário na utilização e manutenção do seu equipamento. Os impactos causados no meio ambiente podem provocar alterações significativas na qualidade do solo, água superficial e subsolo, bem como na saúde da população. A Schulz recomenda o manejo dos resíduos oriundos do produto desde a sua geração, manuseio, movimentação, tratamento até a sua disposição final. O descarte de resíduos sólidos deve ser feito de acordo com os requisitos regulamentares da legislação vigente.